UNIRR – União e inclusão em redes de rádio
LOCALIDADE: Rio de janeiro – RJ
WEB: http://www.unirr.org.br/
E-MAIL: contato@unirr.org.br
A Unirr é uma organização não governamental que iniciou suas atividades em 09 de janeiro de 1995. Em menos de um ano de atuação se transformou em referência na capacitação de profissionais de comunicação, jovens de comunidades carentes, entidades da sociedade civil que querem atuar nos meios de comunicação e pessoas com diferentes tipos de deficiência física.
Realizou cursos, seminários, oficinas e palestras em 24 dos 27 estados brasileiros. Atuou com seus capacitadores em eventos promovidos em diferentes países: Equador, Colômbia, Inglaterra, Alemanha, Holanda, Chile, Cuba, Uruguai, Guiné-Bissau, Senegal, Venezuela e Itália.
Quase 800 estudantes – entre profissionais de comunicação, jovens de comunidades carentes e pessoas com deficiência – fizeram os cursos e oficinas de média ou longa duração da Unirr. Isso sem falar nos participantes de oficinas e cursos de curta duração (1 semana) no Brasil e no Exterior.
A Unirr é filiada à Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais – ABONG, e à Associação Mundial de Rádios Comunitárias – AMARC. Foi o escritório da AMARC no Brasil de junho de 1995 a julho de 2002, três mandatos seguidos. Em 14 de agosto de 2011, voltou a ser eleita, pelos sócios brasileiros da AMARC, para atuar como escritório brasileiro da associação, de setembro de 2011 a agosto de 2013.
Conforme decisão da assembleia geral da Unirr de janeiro de 2010, a missão da ONG segue sendo “capacitar, assessorar e apoiar as instituições e indivíduos que usam ou queiram usar o rádio ou outros meios de comunicação para promover a construção de uma sociedade democrática e inclusiva”.
Linhas de atuação
a) Apoio e treinamento da sociedade civil – é a linha de ação mais antiga da Unirr. Prestamos assessoria a todo o país, atendendo a convites para dar apoio a associações, ONG’s, fundações e outras entidades que necessitam de formação, consultoria ou assessoria para projetos de criação de programas radiofônicos; planejamento e aperfeiçoamento de rádios comunitárias; capacitação de equipes de instituições que alugam horários em rádios comerciais para produção de programas com foco em meio ambiente, questões de gênero, políticas preventivas de saúde; etc. A Unirr também apoia iniciativas que visam o desenvolvimento da Associação Mundial de Rádios Comunitárias no Brasil e de outras entidades que contribuem para a construção de uma sociedade que garanta a comunicação como direito humano.
b) Curso Comunicador Integral – é o principal curso da Unirr. É voltado, prioritariamente, para estudantes de comunicação ou pessoas que já tenham alguma experiência no meio rádio no âmbito comercial ou comunitário. Existe desde 1995. Com um total de 72 horas/aula, o curso é uma referência no Brasil em capacitação para o rádio e a cidadania. Na grade curricular, constam matérias técnicas e aulas de ética na comunicação, sociedade inclusiva, comunicação comunitária e cidadania. Entre os ex-estudantes do Comunicador Integral estão atuais gestores de emissoras comerciais e de rádios comunitárias e profissionais de destaque nas mais variadas funções. A maioria deles é reconhecida pela postura ética, senso crítico e estilo democrático na liderança de equipes.
c) Capacitação de jovens de comunidades carentes para o rádio – os primeiros cursos promovidos pela Unirr para jovens em favelas e bairros pobres dos centros urbanos começaram a ser realizados em 1996, quando a ONG foi uma das ganhadora do concurso de projetos de capacitação do programa de governo chamado “Comunidade Solidária”. Através do rádio, jovens das comunidades descobrem uma oportunidade de profissionalização e geração de emprego e renda. A Unirr trabalha com eles todos os temas abordados no curso Comunicador Integral e ainda atua na autoestima dos adolescentes, buscando, com dinâmicas fortemente vinculadas com a realidade de cada bairro, animá-los para a participação cidadã e para a busca de uma profissão. Desta forma, muitos dos jovens estudantes, atualmente têm emprego e ótimo desempenho profissional, nas mais variadas funções. Alguns viraram cantores (as); outros, administradores de empresa; outros, sonoplastas; uma ex-estudante é hoje capacitadora de telemarketing do banco Santander em São Paulo; e outros viraram repórteres. Em comum: todos (as) eles(as) reconhecem no curso ministrado pela Unirr, em parceria com ONG’s, um papel fundamental no desenvolvimento da auto-confiança e da busca por um espaço no mundo do trabalho.
d) Educação inclusiva – desde 1995, a Unirr dá aulas do Comunicador Integral e outros cursos com a presença, em classe, de pessoas com os mais variados tipos de deficiência física. Na maioria das vezes, são estudantes com deficiência visual. Os capacitadores da Unirr são convidados, frequentemente, a dar palestras sobre direitos das pessoas com deficiência, inclusão nos meios de comunicação e técnicas de capacitação para turmas inclusivas. O coordenador executivo da Unirr, Marcus Aurélio de Carvalho (com baixa visão), e o coordenador de inclusão, Marcos Rangel (cego), têm vasta experiência nessas temáticas e em metodologia inclusiva.