Porto Alegre recebe o Fórum Social Mundial Palestina Livre a partir desta quarta-feira (29). O evento pretende dar visibilidade à questão palestina e demonstrar apoio de diversas organizações ao redor do mundo ao povo palestino.
O encontro contará com cinco grandes conferências, oficinas, seminários e diversas ações autogestionadas criadas pelas entidades que organizam o Fórum. Está prevista a participação de delegações de 36 países dos cinco continentes.
O Fórum dará destaque às principais demandas do povo palestino hoje. São estas: o fim imediato da ocupação militar e colonização de terras árabes; a derrubada do muro de segregação, que vem sendo construído na Cisjordânia desde 2002; a libertação imediata de todos os 5 mil presos políticos palestinos; garantia de igualdade de direitos civis a todos os habitantes do território histórico da Palestina; e respeito ao direito de retorno dos 8 milhões de refugiados palestinos às suas terras e propriedades.
A iniciativa ganha ainda mais importância devido aos recentes ataques de Israel contra o povo palestino, que mataram pelo menos 162 pessoas. Na última sexta-feira (23), Forças de Defesa de Israel confirmaram que seus soldados abriram fogo na fronteira com a Faixa de Gaza.
Segundo fontes médicas em Gaza, o ataque deixou um palestino morto e 25 pessoas feridas próximo à cidade de Khan Younis. A versão dos oficiais, porém, é a de que os disparos ocorreram contra “vários grupos de manifestantes” que tentaram derrubar a cerca que separa ambos os territórios.
O Fórum Social Mundial Palestina Livre terá a participação de pessoas ligadas à história de luta e resistência do povo palestino. Uma delas é a mãe de Rachel Aline Corrie, ativista estadunidense que integrava o Movimento de Solidariedade Internacional e foi morta esmagada por um tanque das forças militares de Israel, enquanto tentava bloquear a destruição de uma casa palestina. São esperados também o cartunista Carlos Latuff, o escritor e ativista paquistanês Tariq Ali e a filha mais velha de Che Guevara, Aleida Guevara. (pulsar/brasildefato)