O especialista farmacêutico alemão Peter Schönhöfer afirma que o uso deste tipo de remédios compostos causaram a morte de mais de mil pessoas, antes da proibição em muitos países. A empresa Boehringer segue vendendo o produto no Brasil.
O Buscopan Composto pode causar choques alérgicos mortais. Por isso, a venda do remédio já está proibida há anos nos Estados Unidos, no Japão, na Alemanha e na maioria dos países europeus. Já em 1987, ele foi definido pelas autoridades alemãs como “medicinalmente não defendível”, ou seja, não aceitável.
Mesmo assim, a empresa farmacêutica alemã Boehringer Ingelheim segue vendendo o produto em muitos países da Ásia, África e da América Latina. Entidades de defesa do consumidor na Alemanha apelaram à Boehringer para cancelar definitivamente a venda do remédio.
As informações são do programa “Report” da televisão alemã pública ARD. A reportagem foi ao ar na terça-feira (23), mostrando o caso de uma jovem brasileira que perdeu a memoria depois do uso do Buscopan Composto.
No Brasil, o Buscopan Composto está à venda em farmácias sem receita médica. A empresa o anuncia como remédio contra fortes dores. Muitas mulheres o usam contra cólicas no país. O programa “Report”, em alemão com entrevistas em português, pode ser assistido na internet. (pulsar)