Rádio Comunitária Independência FM 104,9
Localidade: Independência – CE
web: http://www.independenciafm.com.br/
Aos 02 de dezembro de 1996, na cidade de Independência – CE criamos a Associação Comunitária de Radiodifusão Independência (ACORDI), que seria a entidade responsável pela criação da FM Comunitária Independência. Para isso, juntaram-se sete (7) entidades: A Paróquia de Independência, o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Independência, a Associação de Moradores dos Bairros, a Associação Assistencial, a Associação da Comunidade de São Jerônimo, Associação da Comunidade de Brilhante, Associação das Agentes de Saúde, todas deste município.
A legalização da FM Comunitária:
Aos 31 de agosto de 2004, recebemos a autorização do Ministério das Comunicações, de forma provisória; aos 10 de agosto de 2005, o projeto foi aprovado pela Câmara dos Deputados; em novembro de 2005, deu-se a provação no Senado; e, finalmente, aos 21 de dezembro de 2005, o Ministério das Comunicações emite a licença de funcionamento por 10 anos.
As conquistas alcançadas:
Em todo esse período, consideramos muitas as conquistas; garantir o seu funcionamento, com qualidade musical; na base do voluntariado; unindo igrejas, entidades em vista de um objetivo comum; a divulgação das informações locais, das iniciativas das comunidades e entidades, a valorização da cultura do nosso povo; dar vez e voz para todas as entidades-membros…; a doação, a partilha; a profissionalização de jovens desempregados que viviam uma situação de risco; a contribuição pra recriar a cultura tradicional: reisado, São Gonçalo…; a valorização das pessoas que estão lutando pela vida; a informatização da rádio.
Um processo participativo.
Além do mais, temos participado da luta de todos os brasileiros e brasileiros que sonham com a democratização dos meios de comunicação; com essa ferramenta a serviço da formação cultural e cidadã da nação brasileira. E, por isso, temos lutado pela criação da lei de radiodifusão, pela realização da 1ª conferência de Comunicação. Temos lutado por uma revisão das leis para que viabilizem a radiodifusão comunitária, tendo que prestar um serviço de qualidade a um público sempre menor porque os grandes meios de comunicação privados querem ser donos absolutos das ondas sonoras e ter o controle das informações, mesmo trabalhando com recursos públicos. Alegramo-nos, ao olharmos para trás, constatando que passos importantes foram dados nessa perspectiva, por nós e muita gente neste imenso país.
Sentimo-nos irmanados com tanta gente boa que tem dado a vida pela para construir uma sociedade democrática, de fato, que procura contar com a participação de todos/as, mas de forma qualificada, a partir da informação, da consciência cidadã. Alguns avanços foram feitos. Somos parte dessa história. Muito mais precisamos avançar, mas depende também de você que pode colaborar com este instrumento de comunicação: dando um pouco do seu tempo como voluntário; passando uma informação importante e de interesse comunitário; divulgando uma iniciativa da sua comunidade; emprestando ou doando um CD bom que adquiriu, fazendo alguma doação sem esperar nada em troca… Isso é construir uma ferramenta de comunicação popular e afiá-la para os embates do dia a dia.
O futuro começa hoje e depende de nós
De 2009, demos alguns passos significativos para tornar a sua e nossa Rádio Comunitária mais O monopólio e a influência dos meios de comunicação são obstáculos para a construção de uma sociedade verdadeiramente democrática a participativa. ACORDI associação comunitária de radiodifusão de independência – ACORDI teve seu nascimento em dezembro de 1996, com o objetivo de implantar a Rádio Comunitária – FM Independência.
A partir de então, começamos também uma luta junto ao Congresso Nacional para criar a lei das Rádios Comunitárias e, em seguida, junto ao Ministério das Comunicações para que garantisse o seu funcionamento. Em 2005, obtivemos a autorização para o funcionamento. Com essa conquista estamos com um instrumento de comunicação a serviço da comunidade, de difusão das iniciativas populares, de dinamização da cultura dos povos do semiárido.
A ACORDI vem trabalhando, ao longo desses 25 anos, a informação, a cultura, a participação cidadã… . Além de tudo isso, estamos vendo a necessidade de melhorar nossos equipamentos, adquirir outros equipamentos que nos permita ir ao encontro das pessoas e comunidades, sobretudo da cidade, para dinamizar mais o nosso trabalho…
Celebrar a rádio comunitária é uma alegria muito grande para a comunidade de INDEPENDÊNCIA, que está de parabéns por ter uma emissora voltada á uma comunicação democrática á serviço da vida da Comunidade.
A diretoria da ACORDI