AMARC é a Associação Mundial de Rádios Comunitárias. Uma associação de coordenação, cooperação, consulta, intercâmbio e promoção para as rádios comunitárias no mundo todo. É reconhecida como organismo não-governamental internacional (ONGI), de caráter laico e sem fins-lucrativos.
Amarc Brasil
Na AMARC Brasil promovemos o direito à comunicação por meio do apoio e fortalecimento das rádios comunitárias em articulação com organizações e movimentos de promoção e defesa dos direitos humanos em geral e do direito à comunicação em particular. Para isso realizamos ações que nos valorizam como comunicadorxs populares e que contribuem para refletir e avaliar a gestão integral das rádios, produtoras e organizações. Através do trabalho da Agência Informativa Pulsar Brasil promovemos a troca de informações sobre democratização da comunicação e demais temas relacionados à reivindicação de direitos, na perspectiva da comunicação comunitária.
Também buscamos elaborar propostas e pressionar o poder público por melhorias na legislação que rege as rádios comunitárias e a comunicação no Brasil. Também reivindicamos junto às autoridades do poder judiciário para a necessidade de garantir direitos sem criminalizar quem exerce seu direito à comunicação por meio da comunicação comunitária, nem quem atua nos movimentos sociais.
A questão de gênero é transversal a todas as ações da AMARC Brasil e a busca por igualdade de direitos entre homens, mulheres e as diversas identidades autopercebidas também se dá pelas articulações com outras organizações e pela atuação da nossa Rede de Mulheres.
Por fim, nossas ações estão vinculadas às políticas e atividades desenvolvidas pelas demais integrantes da AMARC América Latina e Caribe e das outras regiões da AMARC Internacional.
A AMARC Brasil, criada em 1995, integra a regional América Latina e Caribe da Associação Mundial de Rádios Comunitárias (AMARC ALC). Há quase trinta anos, a AMARC atua pelo Direito à Comunicação em níveis internacional, nacional, regional e local promovendo o interesse do movimento de rádios comunitárias por meio da solidariedade, ação em rede e Cooperação. Nos cinco continentes reunimos mais de 4 mil rádios comunitárias, federações e aliadas em mais de 115 países.
AAMARC Brasil é o capítulo brasileiro da Associação Mundial de Rádios Comunitárias (http://amarc.radio). Assim como a AMARC Internacional, a AMARC Brasil tem como missão promover a democracia na comunicação, especialmente no rádio, para favorecer a liberdade de expressão e contribuir para o desenvolvimento igualitário e sustentável das sociedades. Hoje está composta por mais de 50 associadas entre rádios comunitárias e educativas, centros de produção, associações e ativistas, reunidas pela defesa e exercício do direito à comunicação, com foco na radiodifusão comunitária. São elxs que fazem a gestão da rede com o objetivo de incidir em processos de democratização.
Funcionamento
Atualmente a AMARC Brasil está organizada em torno de um conselho deliberativo com a missão de acompanhar as diretrizes tomadas em suas assembleias de associadas. A Assembleia das associadas é a instância máxima de deliberação da AMARC Brasil, quando todas as associadas reunidas definem as diretrizes da próxima gestão e elege seu respectivo conselho. Dentre xs conselheirxs, uma pessoa também tem a missão de representar a rede nacional e internacionalmente. Outra conselheira é animadora da Rede de Mulheres da AMARC Brasil.
Conselho da AMARC Brasil:
Carlos Osório (Rio de Janeiro)
Dóris Macedo (Associada Individual – Rio Grande do Sul)
Piter Junior (Rádio Coité – Bahia)
Silvio Bastos (Rádio Xibé – Amazonas)
Foram eleitos ainda um Representante Nacional e a Rede das Mulheres elegeu sua nova representante.
Representante Nacional:
Pedro Martins – RJ
Representante da Rede de Mulheres:
Ligia Apel – PI
Além do conselho, a AMARC Brasil possui uma coordenação executiva que tem a função de acompanhar as ações dos programas da AMARC Brasil, auxiliar o Conselho, animar a rede e mantê-la ativa.
Quem pode se associar a AMARC Brasil
Podem se associar as emissoras de rádio e TV comunitárias, centros de produção, redes de radio, instituições de comunicação, veículos públicos, com direito a voz e voto nas Assembleias de Associados(as). E pessoas que concordem com os princípios da AMARC, com direito a voz, mas sem voto nas Assembleias. Em ambos os casos, é recomendável ser referenciadx por um(a) associado(a).
Por que se associar a AMARC Brasil
Para fortalecer seu projeto de radiodifusão e sua atuação na comunicação comunitária; para trocar experiências; para melhorar sua formação e colaborar para formar outros(as); para exercer o direito à comunicação; para ser parte atuante de uma associação que trabalha pelo fortalecimento de seus associados(as) de forma descentralizada e com solidariedade.
Para construir a democracia na comunicação, junte-se a nós!