A publicação “La radio después de la radio” é resultado da pesquisa “Rádio digital, novas tecnologias e rádio comunitária” realizada pelo Programa de TICs de AMARC ALC com o apoio do Fundo Regional para a Inovação Digital na América Latina e Caribe (FRIDA).
Seu enfoque põe em relação o projeto político comunicacional das rádios comunitárias com uma gestão viável e sustentável das comunicações digitais. A publicação compartilha algumas perspectivas para aproximar os projetos das rádios comunitárias, alternativas, populares aos aspectos principais das configurações midiáticas contemporâneas. A certeza sobre a transformação da rádio é o ponto de partida que convida a refletir sobre as chamadas “novas tecnologias”, a digitalização e o universo multimídia, através da ideia de que essas mudanças nos meios estão relacionados com mudanças sociais, com modificações no modelo de organização de que fazem parte.
Ao mesmo tempo, “La radio después de la radio” sistematiza algumas ferramentas específicas para incorporar as chamadas novas tecnologias ao fazer radiofônico: portal para intercâmbio de áudios, telefonia celular, sitios web, blogs, podcast, wiki, software livre, telecentros comunitários, fonotecas, cartografias sonoras, redes sociais, são algumas das ferramentas que se propõem.
Esta publicação está licenciada com Creative Commons e foi produzida entre 2010 e 2011 pelo Programa de Tecnologias da Informação e a Comunicação (TICs) da Associação Mundial de Rádios Comunitárias – América Latina e Caribe (AMARC ALC). A publicação está em espanhol.
Para baixar acesse: http://tics.alc.amarc.org/