A Associação Mundial de Rádios Comunitárias, subregião Brasil – Amarc Brasil parabeniza a trabalhadores e trabalhadoras da EBC pela permanente luta para que seja mantido o caráter democrático da comunicação pública na Empresa.
A comunicação pública deve garantir tanto o acesso à informação para toda a população quanto a participação da população na comunicação pública, promovendo, assim, a pluralidade e diversidade de conteúdos e de possibilidades de produção.
Essa pluralidade e diversidade se encontra, também, nos meios de comunicação comunitários e populares, que existem em complementariedade à comunicação pública, e são produzidos por pessoas organizadas em torno da liberdade de expressão e da defesa de direitos, incluído o direto à comunicação.
A mídia comunitária assume esse exercício democrático colocando no ar seu contexto, seus desejos, suas prioridades e questionamentos. Uma sociedade democrática deve criar as condições para que todas, todos e todes possam exercer seus direitos.
A Amarc Brasil apoia as ações que possam colaborar para que a Comunicação Pública no Brasil retome o caminho da democracia na sua gestão, e da autêntica diversidade e pluralidade, protagonizada pelas semelhanças, mas, também, pelas contradições da sociedade brasileira.
A existência de uma Ouvidoria forte, independente e atuante, que trabalhe em consonância com suas atribuições, colabora, em definitivo, para a democratização da gestão na EBC, além de promover a participação e apropriação da comunicação pública por todos, todas e todes.
Amarc Brasil