Via Agência Pulsar)))Brasil
Para ouvir o áudio clique aqui
Em um debate sobre a Primavera Árabe e a nova democracia, palestrantes destacam a internet como importante ferramenta para a mobilização social.
O debate ocorreu no evento Conexões Globais 2.0 que integra o Fórum Social Temático (FST) em Porto Alegre. Estiveram presentes na discussão, o cantor e ex-ministro da Cultura Gilberto Gil, o jornalista Antônio Martins e o coordenador-geral do Gabinete Digital do Governo do Rio Grande do Sul, Vinicius Wu.
Com um discurso conceitualmente elaborado, Vinicius fez uma análise sobre o poder e democracia na sociedade de hoje. Para ele, as estruturas das democracias atuais são rígidas demais para suportar a atual dinâmica dos poderes globais.
Vinicius defende que a democracia do século XXI deverá se pautar na garantia do livre “compartilhamento, transparência e acesso ao conhecimento e informação”.
O ex-ministro da cultura do governo Lula, o cantor Gilberto Gil, ressaltou que esses novos movimentos sociais que utilizam a internet como ferramenta de mobilização, afetam apenas partes do sistema político e econômico, mas não tem força para mudá-lo totalmente. Gil acredita que essa transformação se dará aos poucos.
O jornalista Antônio Martins, da Associação Outras Palavras, reforçou que “não é a tecnologia mas a apropriação dessa tecnologia que pode criar novas interações e dinâmicas sociais”.
Por meio de uma webconferência, a jornalista e pesquisadora Olga Rodrigues, também participou do debate. Ela reforçou a desigualdade social em que vivem países do Oriente Médio e como isso impulsionou as últimas revoltas sociais. Explicou que no Egito, 40% da população, vive com menos de dois reais por dia.
A jornalista afirma que as intervenções de organismos internacionais, como o Fundo Monetário Internacional (FMI), é responsável pelo aumento dessa desigualdade. Olga acredita que com a internet temos novas ferramentas para lutar contra os abusos do poder econômico global. (pulsar)
lc, de Porto Alegre
26/01/2012