Na sexta-feira (10/3), o Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC) se reuniu com o diretor-presidente da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Hélio Doyle, para discutir a restauração do caráter público da empresa.
Na ocasião, o Fórum apontou a necessidade de restabelecer espaços de participação social da sociedade civil, como o Conselho Curador, e a abertura de diálogo com trabalhadores e trabalhadoras sobre o novo desenho institucional da empresa, que está em construção. É fundamental que essa nova estrutura institucional da EBC recupere seu papel de empresa pública comprometida com a pluralidade e a diversidade em seus conteúdos, com foco na cidadania, nos direitos humanos, na promoção de programações educativas, científicas, culturais e informativas. A prestação da radiodifusão e comunicação públicas é missão prioritária da EBC, prevista em lei.
De sua parte, Doyle ressaltou que a nova direção, ainda não totalmente nomeada, está empenhada em garantir a separação da comunicação pública da prestação de serviço de comunicação de governo. Ele também se comprometeu a manter diálogo com as entidades sobre a construção desse novo desenho.