“Quem vê a castanha aqui ensacada acha que é fácil, mas lá no mato é sofrimento. Você tem que catar ela, cortar, juntar, trazer na aldeia, lavar, secar, ensacar. Por isso meu povo fala assim: valoriza nosso trabalho”, conta Waratan, liderança Zoró.
Episódio 01: Semente
A história de uma empresa resultado do trabalho de assentados da reforma agrária.
“O Brasil da Castanha” começa contando a história da Cooperativa dos Agricultores do Vale do Amanhecer, a Coopavam. O negócio está localizado numa área de interesse do setor agropecuário e madeireiro no Mato Grosso e precisou enfrentar muitas pressões até se consolidar como referência na comercialização da castanha-do-brasil.
Episódio 02: Raízes
O papel essencial da tradição e da força do povo indígena Zoró na linha produtiva da castanha.
Quem são os Zoró? O povo indígena que vive na região do Mato Grosso tem hoje boa parte do seu território preservado por conta da atividade com a castanha-do-brasil que tornou-se a principal fonte de geração de renda para a comunidade.
Episódio 03: Colheita
Por onde e como a castanha-do-brasil anda para sair da floresta para o mundo.
No último episódio da série você vai conhecer o desafio logístico para a castanha-do-brasil sair da floresta e chegar até as prateleiras dos estabelecimentos comerciais nas cidades. Além disso, contamos um pouco sobre como uma cooperativa de agricultores de base comunitária pode conquistar o mercado internacional a partir do comércio justo.
O podcast foi produzido com o apoio do Pulitzer Center em parceria com o Rainforest Journalism Fund
Para saber mais, leia a reportagem completa “Para o povo Zoró, coleta da castanha é aliada no combate ao desmatamento” publicada no Mongabay.