As Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC), anunciaram que o cessar-fogo começará nessa terça-feira (20) e vai até 20 de janeiro. O anúncio vem como parte das negociações de paz com o governo colombiano.
Segundo o Líder das FARC, Iván Márquez, a decisão ajuda a fortalecer um clima de entendimento para que os diálogos de paz sejam reiniciados esta semana com o governo colombiano.
Uma delegação do Estado e membros das Farc retomaram nesta segunda-feira (19) as negociações de paz em Havana, Cuba. As reuniões tiveram início em 15 de novembro depois de um primeiro encontro entre os dois setores, em Oslo, capital da Noruega.
Este país e Cuba garantem o diálogo enquanto Chile e Venezuela cumprem o papel de acompanhantes. As FARC reiterou em abril deste ano seu desejo de participar nas conversações de paz para acabar com o conflito armado que se estende por quase meio século, em diferentes partes do país.
A organização Colombianos e Colombianas pela paz (CCP) havia proposto uma trégua natalina entre governo e as FARC.
No entanto, o ministro colombiano da Defesa, Juan Carlos Pinzón, rejeitou essa proposta na quinta-feira depois de dizer que a iniciativa não “tinha coerência”. (pulsar)