Neste janeiro a Pulsar Brasil e a Púlsar realizam uma cobertura especial do Fórum Social Temático (FST) 2012. O evento levará ativistas e representantes governamentais de diversos países ao Rio Grande Sul. Além da capital Porto Alegre, as cidades gaúchas de São Leopoldo, Novo Hamburgo e Canoas recebem atividades entre os dias 24 e 29 deste mês.
Com o tema “Crise Capitalista, Justiça Social e Ambiental”, os debates previstos se relacionam com os da Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, que será realizada em junho, no Rio de Janeiro. A primeira reportagem sobre o FST fala sobre a “economia verde”, que é criticada por muitas organizações e movimentos sociais que constroem a Cúpula dos Povos, evento paralelo ao oficial promovido pela ONU.
Além desta cobertura, a Pulsar Brasil retoma o acompanhamento de fatos ligados à agricultura familiar, reforma agrária e soberania alimentar. Os programas radiofônicos têm o objetivo de inspirar novos interessados na transição agroecológica. A ideia é apontar saídas sustentáveis para a agricultura, ao mesmo tempo que denunciar as injustiças cometidas pelo agronegócio.
A última edição da série “Estação Agroecologia” fala sobre o controle das sementes pelas empresas multinacionais do ramo de alimentos. Conta, também, como pequenos agricultores trabalham no resgate das sementes crioulas. Esta é uma forma de buscar autonomia e produzir alimentos saudáveis.
Para conferir a cobertura na íntegra acesse: http://www.brasil.agenciapulsar.org/tapa.php