
Um relatório da organização britânica Instituto de Engenheiros Mecânicos indica que entre 30% e 50% dos alimentos produzidos no mundo por ano, ou seja, entre 1,2 bilhão e 2 bilhões de toneladas, vão parar no lixo.
O relatório intitulado “Alimentos Globais; Não Desperdice, Não Queira” aponta que dentre os motivos que proporcionam o desperdício estão as condições inadequadas de armazenamento e a adoção de prazos de validade demasiadamente rigorosos.
Além disso, consta a preferência de supermercados e consumidores por alimentos com aspecto perfeito. Segundo o estudo, até 30% das frutas, verduras e legumes plantados na Grã-Bretanha não são colhidos devido à sua aparência.
O relatório também aponta o desperdício de recursos usados para a produção de alimentos como, por exemplo a água, áreas para agricultura e energia. Atualmente 550 bilhões de metros cúbicos de água estão sendo desperdiçados.
Tim Fox, diretor de Energia e Meio Ambiente da entidade autora do relatório, disse que o desperdício é “assombroso”. De acordo com ele, essa comida “poderia ser usada para alimentar a crescente população mundial, além dos que passam fome”. (pulsar)