
Na terça-feira (15), 70 famílias e apoiadores do Assentamento Milton Santos, localizado em Americana e Cosmópolis, ocuparam o prédio do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), em São Paulo. A ocupação denuncia o possível despejo das famílias.
Também exige da presidenta Dilma Rousseff que assine o decreto de desapropriação por interesse social. Desde junho de 2012, as famílias do Milton Santos sofrem a ameaça de despejo da área.
Na quarta-feira (9), o Incra recebeu a notificação judicial exigindo que as famílias desocupem a área em no máximo 15 dias. Caso insistam em permanecer, a determinação da Justiça autoriza o uso da força policial estadual e federal para concretizar o despejo.
Segundo o coletivo de comunicação do Assentamento Milton Santos, “várias medidas judiciais foram tomadas e representantes do governo federal se comprometeram a não despejar as famílias. Entretanto nenhuma medida efetiva foi realizada”.
As famílias, que ocupam a área desde 2005, acreditam que a única medida eficiente para impedir o despejo é a desapropriação por interesse social, por isso pedem a intervenção do governo federal. (pulsar)