Em maio, dois comunicadores foram assassinados em menos de uma semana. No dia 23 de maio, foi encontrado morto o radialista Djalma Santos da Conceição, conhecido como Djalma Batata. Seu corpo estava à beira da BR-101, na área rural de Conceição da Feira (BA).
Djalma, de 54 anos, estava à frente do programa Acorda, Cidade!, da rádio comunitária RCA, e era conhecido por sua cobertura de crimes ocorridos na região. O assassinato de Djalma é o segundo registrado contra comunicadores em menos de uma semana.
No dia 18 de maio, o corpo do blogueiro e jornalista Evany José Metzker foi encontrado decapitado na cidade de Padre Paraíso, em Minas Gerais, onde apurava informações para uma reportagem sobre prostituição infantil.
Assim como no caso de Djalma, as circunstâncias indicam que o crime pode ter sido motivado pelo trabalho jornalístico de Evany.
Em nota, a organização Artigo 19 condenou enfaticamente ambos os assassinatos e cobrou uma investigação rigorosa por parte das autoridades, inclusive para esclarecer se efetivamente sua morte está ligada ao exercício do jornalismo. O combate à impunidade é essencial para garantir que se crie um contexto mais seguro para o trabalho destes profissionais.
A Amarc Brasil se solidariza com a família, amigos e companheiros (as) radialista e também se incorpora às exigências feitas pela Artigo 19 na nota
(Com informações da Artigo 19)