A AMARC– Associação Mundial de Rádios Comunitárias, fundada em 1983, no Canadá, é uma organização não governamental internacional, de caráter laico e sem fins de lucro . Agrupa mais de 4.000 rádios comunitárias, Federações e aliados das rádios comunitárias em mais de 115 países.
A missão da AMARC é promover a democratização das comunicações para favorecer a liberdade de expressão e contribuir para o desenvolvimento equitativo, socialmente justo e sustentável de nossos povos. Democratizar a palavra para democratizar a sociedade.
Os jornalistas e as jornalistas, comunicadores e comunicadoras, rádios comunitárias e centros de formação e produção associadas à AMARC contribuem para a livre expressão dos distintos movimentos sociais, políticos e culturais, assim como a promoção de toda iniciativa que busque a paz, a amizade entre os povos, a democracia e o desenvolvimento. São organizações e pessoas que trabalham pela democratização da comunicação, da sociedade e da cultura. Refletem e ajudam a construir as identidades, falam as línguas e linguagens locais e produzem novas agendas públicas para o debate da cidadania. Esta construção de cidadania se fundamenta na capacidade de mulheres, homens, e outras identidades de gênero, pessoas adultas, jovens e crianças estabelecerem relações humanas baseadas na igualdade de direitos.
Na América Latina e no Caribe (ALC) a associação foi fundada em 1990. Hoje, a AMARC ALC conta um Conselho Regional com representações das sub-regiões (Países Andinos, América Central, Cone Sul, México, Brasil, e Caribe). São cerca de 400 associadas, com 18 Representações Nacionais (pessoas/entidades que representam a AMARC em seus países). Essas representações impulsionam as atividades da AMARC em seus países.