Aconteceu nos dias 31 de maio e 1º de junho o Seminário de Diagnóstico Regional das Rádios Comunitárias da Transamazônica, dando o pontapé inicial para o processo de formação com emissoras da região. O evento aconteceu na cidade de Altamira e contou com cerca de 30 participantes, em sua maioria representantes de 9 rádios da região: Rádio Nativa FM (Altamira); Assoc. Rádio União Comunitária (Rurópolis), Acica Assoc. Comunitária de Informação e Cultura (Anapu); Rádio Adaba (Porto de Moz); Porto FM (Porto de Moz); Souzel FM (Senador José Porfírio); Rádio Sociedade FM (Medicilândia); Fundalivre (Uruará); Rádio Popular (Brasil Novo). Como facilitadores do seminário estiveram presentes os seguintes associados da AMARC Brasil e membros da Equipe de Formação: Sofía Hammoe, João Paulo Malerba, Cléber Silva e Tony Marques. Domingos de Morais, conselheiro da AMARC Brasil e diretor da Rádio Nativa FM, deu todo o apoio necessário para a realização do seminário.
O Seminário de Diagnóstico foi a primeira atividade do projeto “Fortalecimento da Comunicação Comunitária”, realizado com o apoio da UNESCO Brasil. O projeto prevê um processo continuado de formação com 5 emissoras comunitárias da região da Transamazônica, durante todo o ano de 2013, no intuito de contribuir com o seu fortalecimento, através da reflexão e articulação de suas ações.
A partir de uma metodologia desenvolvida pela própria AMARC, o processo de formação fomenta práticas de autorreflexão sobre a missão e o projeto político da rádio comunitária, envolvendo toda a equipe da emissora, entidades parceiras e ouvintes. Durante o seminário as emissoras presentes planejaram ações conjuntas para os próximos meses. Também foram escolhidas as 5 emissoras que participarão do processo de formação: Nativa FM, Popular FM, Souzel FM, Fundalivre e União Comunitária. Entre os dias 20 e 26 de julho, João Paulo Malerba e Cléber Silva voltarão à região para acompanhar individualmente as emissoras em seu processo de formação.